Grupo de Diálogo aborda o tema Família e Proteção

O Instituto Formar realizou na segunda-feira, dia 26, o Grupo de Diálogo com o tema “Família e Proteção”. 
 
A palestra foi proferida pelos representantes do Conselho Tutelar de Piracicaba, Darlene de Lurdes e Dirceu de Barros Silveira. O órgão é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 
A atividade, voltada para os pais e responsáveis dos aprendizes tem como objetivo tratar de assuntos que envolvem  o adolescente e a família. “A família é o primeiro lugar onde se deve garantir e defender o direito da criança e do adolescente”, disse Darlene.
 
O Conselho é um órgão protetivo, sendo assim, atua apenas quando houver risco de direito. Ações punitivas ou executar projetos e programas, não cabe ao órgão. 
 
Na linha de programa de socioaprendizagem, o Instituto Formar é reconhecido  como uma  grande oportunidade para adolescentes da cidade. “Deveríamos inclusive ter várias unidades do Instituto Formar, próximos dos bairros, porque a demanda é alta, por isto, os pais devem olhar esta chance como uma excelente alternativa de encaminhamento para o futuro profissional dos filhos”, disse a coordenadora do Conselho Tutelar, Darlene de Lurdes.
 
O papel da família como protetora foi enfatizado pelos membros do Conselho Tutelar como um dever regido pelo ECA. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment