Instituto Formar: a importância da inclusão de jovens no mundo do trabalho

Instituição oferece cursos de formação em Administração, Produção, Varejo e, em breve, Tecnologia

Pedro Luis de Melo Piantolla e Pablo Paes Nazario praticando a aprendizagem na empresa parceria MSB (Foto: Ozonio Imprensa)

O Seminário Nacional de Aprendizagem Profissional 2024, realizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Justiça do Trabalho, ocorreu no dia 11 de setembro e este ano, abordou a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social em programas de aprendizagem profissional como tema. Iniciativa que o Instituto Formar tem promovido há 58 anos em Piracicaba.

Referência na formação de aprendizes profissionais, a instituição ampliou significativamente seus programas nos últimos cinco anos. Atualmente, oferece cursos em áreas como Administração, Produção e Varejo, e seu próximo grande passo será a inclusão de um curso voltado para Tecnologia.

“O crescimento da instituição e a ampliação dos programas são devido à demanda e a transformação das áreas e as novas profissões chegando ao mundo do trabalho. Trabalhamos em sintonia com os setores empresarial, comercial, varejo e industrial, e nossos aprendizes estão sendo cada vez mais bem preparados para as rotinas dessas empresas”, gerente administrativo do Instituto Formar, Fábio do Amaral Sanches.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em julho de 2023, o Brasil registrou 614.515 vínculos ativos de aprendizes, sendo 66,3% deles jovens com até 17 anos, 51,7% no ensino médio, e 52,6% mulheres.

Atualmente, o Instituto Formar conta com 90 empresas parceiras contratantes e, em 2023, destinou 319 vagas para jovens, fortalecendo ainda mais a missão da instituição de capacitar e inserir novos talentos ao mundo de trabalho. Esse número reflete o compromisso das empresas parceiras em promover oportunidades para os jovens e a eficácia dos programas de aprendizagem oferecidos pelo instituto.

A aprendizagem profissional é uma política pública de inclusão e as empresas com mais de sete colaboradores, devem cumprir a cota de contratação por meio de instituições habilitadas pelo MTE, assim como o Instituto Formar.

As empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail contato@institutoformar.org ou pelo telefone (19) 99748-9196.

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) │19. 8207.4144 │assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Comments are closed.