Jovem advogado iniciou sua trajetória de aprendizagem em 2014 na instituição
Matheus Nogueira é ex-aprendiz do Programa de Aprendizagem em Administração (Foto: Ozonio Propaganda)
Transformar a vida de jovens é o propósito do Instituto Formar. Cada aprendiz carrega consigo um futuro que pode ser reescrito a partir do ingresso na instituição.
Um dos nossos ex-aprendizes, o advogado Matheus Nogueira, de 27 anos, é um exemplo de como a dedicação ao Programa de Aprendizagem Profissional, do início ao fim, pode fazer a diferença e abrir caminhos para o sucesso na vida pessoal e profissional.
Aos 16 anos, em 2014, com o apoio da família, Matheus ingressou no Instituto Formar e logo se destacou por sua responsabilidade e compromisso. Na época, sonhava em proporcionar uma vida melhor para sua família e, em pouco tempo, conquistou uma vaga para praticar a aprendizagem no Escritório Nunes e Fracetto Advocacia, onde permaneceu por dois anos e se apaixonou pelo Direito.
“No começo, fiquei meio sem esperança. Não tinha sido chamado para entrevistas e estava ansioso para trabalhar. Era tudo novo para mim, e eu via cada experiência como uma oportunidade. Sabia da situação em casa e queria mudar”, relembra.
Após o término da aprendizagem, Matheus foi efetivado e, logo depois, iniciou a graduação em Direito pela Unimep. “Sabia que precisava fazer uma faculdade e optei pelo curso de Direito. Fiz uma prova e consegui uma bolsa de 60% de desconto na mensalidade. Me formei em 2021, passei no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comecei a advogar”, conta. Ele permaneceu em seu primeiro emprego por 11 anos.
Este ano, Matheus deu um novo passo em sua carreira e conquistou uma vaga em um dos maiores escritórios de advocacia de Piracicaba, o Marcelo Rosenthal Advogados Associados.
Passado e futuro
De acordo com Matheus, o aprendizado adquirido no Instituto Formar segue presente em sua rotina profissional. “Tudo o que aprendi no Formar, me aprofundei ao máximo: Excel, Word, redação, comunicação e, tudo isso aplico no meu dia a dia até hoje.”
Antes do Formar, seu maior desejo era sair da situação difícil e proporcionar uma vida melhor para sua família. “Tudo o que a gente vê em filme, era o que eu queria. O Matheus do passado buscava uma oportunidade e o preparo necessário para, quando ela chegasse, estar pronto”, afirma.
Hoje, o Matheus do futuro colhe os frutos das suas escolhas e esforços do passado. “Tudo o que aprendi no Instituto Formar até hoje levo comigo. Agora, minha meta é crescer no Marcelo Rosenthal. Estou feliz, porque, na advocacia, além do conhecimento, a experiência prática dentro de um escritório é essencial.”
Foco e persistência
Matheus compartilhou dicas para os aprendizes que estão nesta fase de desenvolvimento profissional:
– Não dê ouvidos para quem não quer crescer.
– Tudo o que você aprender no Instituto Formar será útil a sua vida.
– Muita gente faz apenas o mínimo. Se você der o seu máximo, chegará mais longe.
– A prática que tive no Instituto Formar também foi a minha faculdade.
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) │19. 8207.4144 │assessoria@ozoniopropaganda.com.br