Aprendizagem: Instituto Formar e Eppo Cidades Inteligentes iniciam parceria no modelo de cotas alternativas

Empresa de Itú contratou aprendizes para atuar na Pasca e Colégio Dom Bosco São Mário em Piracicaba


Representantes da Eppo Cidades Inteligentes, Colégio Dom Bosco São Mário, Pasca e Instituto Formar reuniram-se com os aprendizes beneficiados pela cota alternativa (Foto: Ozonio Imprensa)

Contratar aprendizes que podem ser alocados em uma outra empresa ou instituição já é uma realidade em Piracicaba. O modelo de cota alternativa é uma iniciativa aprovada e incentivada pelo Ministério do Trabalho (MTE). A partir disso, o Instituto Formar ampliou seus formatos de contratações de aprendizes e passou a adotar este novo modelo.

O objetivo principal é dar oportunidade a um maior número de jovens em situação de vulnerabilidade social que passam pelo Programa de Aprendizagem Profissional com Habilitação em Administração, e oferecer a primeira oportunidade por meio do trabalho formal em empresas parceiras.

Nesta linha, a Eppo Cidades Inteligentes, localizada em Itú, empresa que emprega mil funcionários, atua como prestadora de serviços na área de resíduos sólidos, água e esgoto, saiu na frente e, a partir de agora, proporciona a 11 jovens uma nova chance de ingressar no mundo do trabalho. Eles ficarão alocados na Promoção da Autonomia do Ser Criança e Adolescente (Pasca) e no Colégio Dom Bosco São Mário em Piracicaba.

“Essa parceria faz todo sentido para nós, pois na Eppo valorizamos profundamente o ser humano, que é o nosso maior orgulho. Trabalhamos constantemente no desenvolvimento de nossas pessoas e estamos muito felizes por contar com o Formar, a Pasca e o Colégio São Mário nessa importante caminhada”, declarou a Analista de DHO da Eppo Cidades Inteligentes, Gabriela Rizzi.

O Colégio Dom Bosco São Mario receberá seis jovens desta parceria. “Esses jovens irão atuar na Biblioteca e na área pedagógica, com acesso a diversas oportunidades de aprendizado. Temos compromisso com a formação pessoal e profissional desses jovens, assumindo a responsabilidade de desenvolver pessoas e cidadãos. Não se trata apenas de preencher uma vaga, mas de exercer nosso papel de responsabilidade social e fortalecer a comunidade”, disse a Analista de Recursos Humanos do Dom Bosco, Livia Silva Teodoro.

Os outros cinco jovens vão atuar em aprendizagem na Pasca. “Acredito que essa parceria tem tudo para dar certo, especialmente porque esses jovens merecem essa porta de entrada no mundo trabalho de forma digna. Essa é uma oportunidade de ressignificar as vivências, proporcionando a eles um ambiente seguro e acolhedor. É um desafio, sem dúvida, mas pensando no desenvolvimento desses adolescentes, será uma experiência transformadora e enriquecedora”, avalia a Coordenadora Técnica do Seame (serviço vinculado à Pasca), Daniele Camila da Silva Bonfim.

O que diz o Ministério do Trabalho?

De acordo com Gabriela Mendonça de Albuquerque, Gerente Regional do Trabalho em Piracicaba e Auditora-Fiscal do Trabalho, a legislação brasileira prevê uma forma alternativa de cumprimento de cota de aprendizagem para as empresas que têm dificuldades práticas para alocar aprendizes em suas instalações, seja por causa da característica das atividades desenvolvidas ou pelas limitações do local de trabalho.

“Acredito que esse passo seja um dos instrumentos para a modernização da aprendizagem e, especialmente, entendo que a cota alternativa serve como facilitador para o cumprimento da legislação”, disse Gabriela. Ela ressalta que a aprendizagem é um importante instrumento para promover a formação prática e teórica dos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho.

Contrate um Aprendiz

A aprendizagem profissional é uma política pública de inclusão e as empresas com mais de sete colaboradores, devem cumprir a cota de contratação por meio de instituições habilitadas pelo MTE, assim como o Instituto Formar.

As empresas interessadas em conhecer ou contratar aprendizes, devem entrar em contato pelo e-mail contato@institutoformar.org ou pelo telefone (19) 3437-8888 ou 99748-9196.

Tags: No tags

Comments are closed.