Sustentabilidade é tendência no setor industrial

Ações sustentáveis promovidas pelos setores empresarial e industrial são iniciativas que evoluem a cada ano. Atualmente, as práticas em benefício do meio ambiente estão inseridas no planejamento das empresas e indústrias, que ao passar dos anos, estão deixando de serem as vilãs da poluição global.
 
Nesta linha, a consultora da DSK Sustentável, Tatiana Delgado de Souza Koroiva proferiu a palestra “Indústrias Sustentáveis” para as turmas de aprendizes da instituição.
 
“Sustentabilidade é o equilíbrio entre todas as decisões econômicas e sociais dentro dos limites ambientais, visando a continuidade e o bem estar da humanidade”, definiu a consultora.
 
A profissional explicou que é possível a empresa ou indústria se desenvolverem a partir do investimento em ações ambientais. “Com as normativas, acordos internacionais e ações de organizações em favor do meio ambiente, as indústrias vem se adaptando cada vez mais às praticas sustentáveis”, disse.
 
Para Tatiana, modos determinantes das indústrias como o gerenciamento de resíduos sólidos; manejo sustentável dos recursos naturais; design sustentável (produtos com menos embalagens); produção mais limpa dentro do processo; transporte sustentável; rotulagem ambiental; mercado sustentável; estilo de vida sutentável (reciclagem, reuso, uso contido de água, etc) poderão decidir o futuro do meio ambiente no planeta.
 
A mudança de comportamento dos consumidores também é fator decisivo para a adaptação do setor empresarial. “Além de respeitarem o meio ambiente, as empresas tem como missão mudar a própria imagem de forma positiva junto aos consumidores”, alerta a consultora.
 
Outras iniciativas citadas por Tatiana Koroiva abrangem posturas cotidianas, como o uso racional de água e energia elétrica, reciclagem, reutilização de sobras de matérias-primas, criação de projetos educacionais, dar preferência para materiais recicláveis, não descartar esgoto ou resíduos químicos, adoção de sistema de logística reversa e respeito às leis ambientais. 
 
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br
 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment