Setembro Amarelo promove encontros no Instituto Formar

O Instituto Formar recebeu profissionais do Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil, que tem sede no centro de Piracicaba. A terapeuta ocupacional, Ana Carolina Toniolo, a psicóloga Cristiane Aparecida Florentino Alves Lima e a enfermeira Paula Mingotte conversaram com os aprendizes sobre a campanha nacional de prevenção ao suicídio que acontece durante todo o mês de setembro e explicaram sobre a atual rede pública de tratamento de saúde mental de Piracicaba e região.

De acordo com dado divulgado pela Organização Mundial da Saúde, 800 mil suicídios foram registrados ao redor do mundo e, 78% dos casos ocorrem em países com a renda baixa e média. Em 2015, 222 mil casos aconteceram entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos. No Brasil, em 2016 foram registrados mais de 11 mil casos de suicídio, conforme divulgação do Ministério da Saúde.

No encontro as profissionais entregaram uma folha em branco para cada aprendiz, em caso de dúvidas ou participações sigilosas. A terapeuta ocupacional Ana Carolina Toniolo começou mostrando e explanando sobre um exemplo recente de tentativa de suicídio, que aconteceu em Vitória, no Espírito Santo. 

Depois da introdução, as profissionais explicaram um pouco sobre o trabalho desenvolvido dentro do CAPSI e da rede pública de apoio existente hoje na cidade e região. “No nosso município, temos o serviço de apoio à criança e ao adolescente que estão em sofrimento mental, independente de qual seja o sofrimento. E não é necessário um encaminhamento”, afirma Ana Caroli

na.

 

Além disso, foi exibido um trecho do filme “Se enlouquecer não se apaixone”, para fazer uma comparação e demonstrar melhor como é realizado o tratamento mental em outros países. 

Ao final do encontro, a enfermeira Paula Mingotte e a psicóloga Cristiane Aparecida Florentino Alves Lima recolheram os papéis, leram as participações e responderam todos os questionamentos sobre prevenção ao suicídio apresentados pelos aprendizes.

 

Serviço:

CAPSI (Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil): (19) 3434-4732

CVV (Centro de Valorização à Vida): 188

 

Cobertura de fotos: http://www.flickr.com/photos/101916412@N07/sets/72157698299861502 

 

Assessoria de Imprensa: Thais Campos / Ozonio Imprensa 

Telefone: (19) 3402-5573 

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment