Semana Nacional de Prevenção da Gravidez orienta jovens no Instituto Formar

O Instituto Formar aderiu a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez, realizada de 4 a 8 de fevereiro durante as atividades da instituição.
No início do ano, a Presidência da República instituiu a realização desta semana com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), passa a vigorar acrescida do artigo 8º-A que inclui a Semana Naional de Prevenção da Gravidez. 
A adolescência é um período de transformações, sendo uma fase em que os adolescentes estão descobrindo sua própria identidade. “Neste processo, temos a fase da puberdade que traz mudanças fisiológicas, propiciando condições para ocorrer a gravidez. Portanto, é de extrema importância assegurar espaços para que meninos e meninas discutam e reflitam criticamente sobre sexualidade, maternidade e paternidade na adolescência”, enfatizou a coordenadora pedagógica do Instituto Formar, Simone Castro.
No Instituto Formar, os aprendizes participaram de conversas, debates e assistiram  vídeos educativos que transmitem de forma lúdica o que meninos e meninas enfrentam à medida que crescem. O vídeo “Minha vida de João”, conta a história de um adolescente e seus desafios para se tornar adulto. Ele enfrenta o machismo, a violência intrafamiliar, as dúvidas em relação à sexualidade, a primeira relação sexual, gravidez, uma DST e paternidade. Já o vídeo “Era uma vez outra Maria”, conta a história de uma jovem e suas experiências sobre saúde sexual e reprodutiva, violência, gravidez, maternidade e trabalho.
“A nossa ideia é criar esse espaço de conscientização e de escuta para reforçarmos a prevenção da gravidez na adolescência, já que muitos não têm essa conversa em casa então, nós trazemos o assunto nos grupos”, disse a pedagoga, Vanusa Alves.
 
Em tempo: Este ano, o Instituto Formar inicia o “Projeto Sexualidade, Maternidade e Paternidade na adolescência” que ao longo do ano trará mais temas relacionado para debate e orientações.
 
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 2534-9503 / 99706-7630
 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment