Seja curioso, crítico e humilde, diz o ex-aprendiz Adailton Lima

Adailton Lima é analista pleno de Controle de Processos e atua na área de Governança da Raízen, uma das cinco maiores empresas do Brasil

 

Brasileiro, nordestino e piracicabano de coração. Este é Adailton Lima, filho de mãe baiana e de pai cearense, nascido em Candeias/Bahia, mas trilha seu caminho em Piracicaba desde os 9 anos de idade.
 
Aos 5 anos, Adailton e sua família, na época, com dois irmãos, mudaram-se para Parambu no Ceará onde lá a família se ampliou e nasceram mais dois irmãos. 
 
Com a família completa, o mais velho dos cinco irmãos, Adailton ajudava seus pais no bar de onde vinha parte do sustento da família. Seu pai, vendedor autônomo de panelas, roupas de cama, mesa e banho, artigos para cozinha, visualizou em Piracicaba o horizonte de um futuro melhor para sua família. “Chegamos na cidade e fomos morar no bairro Pauliceia onde fiz muitos amigos, alguns são importantes até hoje e, foi um deles que me apresentou a antiga Guarda Mirim”, contou.
 
A sensação de ver seu amigo de uniforme da instituição é lembrada até hoje por Adailton.“Quando vi meu amigo de farda da Guarda, fiquei encantado, me interessei, quis saber e logo que completei a idade necessária, minha mãe me levou, passei pela prova e comecei a frequentar as aulas”, disse.
 
O ano era 1995, quando ingressou na antiga Guarda Mirim, Adailton, com 12 anos, começou sua trajetória na Faculdade de Odontologia da Unicamp (FOP), onde, através da instituição, encontrou sua primeira oportunidade no mundo do trabalho. “Na Unicamp eu fiz muita coisa, tudo o que eu via eu queria aprender e fui abraçado por professores e colaboradores, fazia além do trabalho administrativo e aprendi a ser pesquisador”, relatou.
 
Na Unicamp, Adailton contou que um dos docentes da universidade, professor Alexandre Augusto Zaia foi um dos grandes incentivadores do então aprendiz. “Ele começou a me ensinar ciência, ele queria me transformar num pesquisador, num dentista, me incentivava muito, mas como eu dividia meu tempo entre os laboratórios e no setor de Tecnologia da Informação, minha aptidão pela informática falou mais alto”, disse o ex-aprendiz.
 
O Instituto Formar fez uma grande diferença na vida profissional de Adailton. Ele lembra da educação, disciplina, respeito e dos treinamentos que recebeu na época do curso. 
 
Após o término de sua fase na instituição, o trabalho de Adailton se tornou imprescindível dentro da organização da universidade, foi aí que, por duas vezes, colaboradores da Unicamp fizeram “vaquinha” para pagar seu salário e permanecer com o ex-guardinha na equipe. “Acabou o contrato com a Guarda Mirim, não tinha vaga na universidade, mas os funcionários pagavam o meu salário e ainda cursinho pré-vestibular”, contou.
 
Em 2002, Adailton foi efetivado na Unicamp, com estagiário. Neste mesmo ano, aos 19 anos de idade, o ex-aprendiz se tornou pai de Dener, que completou 13 anos. “Minha relação com a mãe do Dener não deu certo e, quando ele fez dois anos, a mãe o deixou comigo para eu criá-lo”. Mais tarde, Adailton, casou-se e foi pai pela segunda vez, de Melissa, hoje com nove anos.
 
Os percalços da vida, não o desanimaram, que apoiado pela equipe da Unicamp, se graduou em Sistemas de Informação pela Unimep. “Não tinha pretensão em fazer faculdade, fui incentivado pelos profissionais da universidade, que me cobravam e me condicionaram a estudar”. 
 
Desde 2008 Adailton Lima atua no Grupo Cosan, sendo que em 2011, depois de uma joint venture entre a Shell e Cosan, começou seu trabalho na Raízen como analista pleno de Controle de Processos, na área de Governança de uma das cinco maiores empresas do país.
 
Aos atuais aprendizes e adolescentes que queiram ingressar no Instituto Formar, Adailton aconselha que todos aproveitem muito as oportunidades, aprendam, sejam curiosos, humildes e tenham disciplina. “Busque sempre aprender tudo, seja interessado, crítico, curioso e humilde”, conclui.
 
O Instituto Formar não agiu apenas na vida profissional de Adailton Lima. Depois de 20 anos, o ex-aprendiz reencontrou a antiga amiga de Guarda Mirim, Celia Ortega Lima. Essa história está apenas começando e, em breve, eles vão se casar.
 
Fotos: Ozonio Imprensa
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br
 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment