Psicóloga faz palestra durante programação do Setembro Amarelo

Na manhã de terça e quarta-feira, 25 e 26, a psicóloga Adriana Maria Tabai proferiu a palestra “Vamos falar sobre depressão?” com os aprendizes do Instituto Formar. Ela apresentou e debateu um caso clínico com os jovens e depois apresentou alguns sintomas, dados e informações atuais sobre o suicídio. 

 

A profissional mostrou um caso clínico, com nome fictício, de uma adolescente de 16 anos que atendeu recentemente em sua clínica. A jovem mudou de cidade no segundo semestre e não se adaptou à nova rotina. Os pais e o irmão não perceberam o comportamento estranho da menina, até que uma tia resolveu indicá-la para o tratamento.

 

“Após dez meses de acompanhamento ela já não tenta mais se matar, usa roupas sem as mangas longas, porque não precisa esconder mais nada e chega mais leve, animada e sorridente às nossas sessões”, conta a psicóloga. Adriana também esclarece que esse tipo de tratamento é longo e necessita de muito cuidado. Além disso, ela explicou um pouco de como são realizados os atendimentos dentro de uma clínica e quais os procedimentos. 

 

Os jovens foram muito participativos durante a discussão do caso, fizeram várias perguntas, propuseram algumas ações e atitudes que poderiam ser tomadas para melhorar o quadro e tiraram algumas dúvidas, muitas presentes em situações diversas do dia a dia.

 

 

A aprendiz Daniele Rodrigues de Oliveira, 16 anos, conta que achou a palestra muito interessante e que essa atividade é importante para ajudar a mudar o pensamento. “Mostrou coisas que acontecem no nosso cotidiano, que nem todos têm noção e muitos dizem que é frescura. Qualquer um pode precisar de ajuda”, explica.

 

“Gostei muito. Com a palestra de hoje eu vou poder dar conselhos para alguns amigos ou conhecidos que talvez apresentem alguns desses sintomas mostrados pela psicóloga. Como procurar um especialista e e não ter medo ou vergonha de tomar os medicamentos necessários”, conta David Bryan Toffoletto Costa, 17 anos, que participou pela primeira vez de uma palestra com esse tema.

 

Durante todo o mês, o Instituto Formar realiza atividades ligadas ao Setembro Amarelo – campanha nacional de prevenção ao suicídio.

 

 

Cobertura de fotos: https://www.flickr.com/photos/101916412@N07/albums/72157695916569100 

 

 

 

Assessoria de Imprensa: Thais Campos / Ozonio Imprensa 

Telefone: (19) 3402-5573 

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment