Programa 5S é implantado no Instituto Formar

O Instituto Formar implantou em 2015, o Programa 5S – uma filosofia de trabalho desenvolvida no Japão que pretende superar e mudar os hábitos do indivíduo e do ambiente em que vivemos.
 
O Programa 5S consiste em criar sensos de utilização, organização, limpeza, saúde/higiene e autodisciplina. No caso, o programa já aplicado nos departamentos da instituição, hoje foi expandido para as áreas em comum como hall de entrada, corredores, sala de espera, copa, sanitários, onde, para isto é imprescindível a compreensão e a atuação de todos as pessoas que envolvem a atmosfera do Instituto Formar: colaboradores, aprendizes e visitantes.
 
A primeira ação para atrair a atenção de todos que frequentam o Formar, aconteceu nesta quarta, com intervenção teatral de colaboradores e aprendizes. Na atividade, denominada CSI Formar, os alunos e visitantes eram abordados por “fiscais” da higiene, com a intenção de mostrar a responsabilidade pelo lixo e objetos descartados ou esquecidos em ambientes em comum.
 
Segundo o assistente financeiro do Instituto Formar, Samuel Barbosa Americano, o trabalho está apenas no início e, os esforços para aplicação total do programa serão feitos por todos envolvidos na entidade. “Faremos um intenso trabalho de divulgação para que haja engajamento de todos e, o 5S tem o objetivo de evidenciar o que você tem e saber o quanto você utiliza de material para manter o ambiente limpo e organizado”, explica.
 
A prática do Programa 5S acarreta na mudança de comportamento, gera envolvimento e comprometimento das pessoas e modifica o ambiente de trabalho.
 
Os integrantes do CSI Formar alertaram aprendizes e visitantes entregando  panfletos com o tema “Faça sua parte: garanta saúde e bem estar de todos”.  Além disso, o grupo simulou situações do cotidiano para alertar sobre a responsabilidade que cada um tem sobre o lixo produzido, a limpeza e higiene de todos os ambientes da instituição. 
 
Cumprir com o programa é a primeira etapa de uma série traçada pelo Instituto Formar em seu planejamento estratégico para a padronização de procedimentos e ações de seu sistema de gestão.
 
 
Fotos: Ozonio Imprensa
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br
 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment