Primeiros Socorros é tema de palestra no Formar

O bombeiro Guaracy mostrou como agir quando há um ferimento

 

Os alunos do Instituto Formar acompanharam nesta terça (30), a palestra “Primeiros Socorros”, ministrada pelo bombeiro educador, Guaracy Ribeiro Filho.

O profissional apresentou a história da Corporação na cidade desde as primeiras décadas, quando a água era bombeada do rio e mananciais. Guaracy contou que antigamente, antes de chegarem os primeiros carros, para atender uma ocorrência num sobrado, por exemplo, era necessário montar as escadas. Outra curiosidade era que, os primeiros carros do Corpo de Bombeiros levavam somente os homens, sem os equipamentos.

Ao passar dos anos, a corporação recebeu outros carros, equipamentos e quartéis em lugares estratégicos para atender melhor a população. De acordo com Guaracy, os bombeiros são preparados e trabalham por 24 horas por dia para preservar a vida, o meio ambiente e o patrimônio, “Nos preocupamos com a vida de modo geral, inclusive com os animais, onde também fazemos muitos salvamentos”, disse.

A turma do Formar ficou atenta às histórias e também às instruções de primeiros socorros transmitidas pelo bombeiro. “Os Bombeiros devem ser chamados quando realmente há um acidente com motos, automóveis, bicicletas e qualquer outro meio de transporte, além de incêndios e salvamentos de humanos e animais, quanto às ocorrência mais simples, o Samu deve ser acionado”, explicou.

O bombeiro Guaracy destacou que, sobre um ferimento nunca deve ser usado qualquer tipo de produto ou mesmo papel e algodão. Para estancar sangue é preciso atar o ferimento com um pano limpo até chegar ao Pronto Socorro.

O profissional ratificou a importância de toda a população em memorizar os principais telefones para chamadas de resgate:

Polícia Militar – 190

SAMU: 192

Corpo de Bombeiros: 193

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 3402-5573

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

 

 

 

 

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment