Prefeitura promove ações de combate ao abuso de menores

 
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio, a Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promove  até 23 de maio, ações de combate e conscientização. A programação contará com atividades culturais, seminário e passeata na região central.
 
Criado pela Lei Federal n.º 9970/00 em 18 de maio de 2.000, o Dia Nacional de Combate foi escolhido em razão do “Crime Araceli” – uma menina de apenas oito anos de idade que teve os seus direitos humanos violados e foi assassinada em Vitória (ES), em 1973. A data tem o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes.
 
As atividades que referenciam a data devem reunir profissionais que atuam com crianças e adolescentes em situação de abuso e exploração sexual, entidades sociais, projetos municipais e população em geral. Para sensibilizar e estimular a sociedade quanto a necessidade de realizar denúncias de casos de violência sexual e outras violações de direitos, foram distribuídos folhetos e cartazes em escolas estaduais, PSFs e entidades sociais. 
 
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, a violência contra crianças e adolescentes se expressa de diferentes formas e pode provocar sérios problemas de ordem física e emocional, podendo levar à morte. “Devemos fortalecer o compromisso de enfrentamento, através de ações articuladas entre o poder público e sociedade civil”, explica.
 
No sábado, dia 23 de maio, toda a população piracicabana está convidada a participar da passeata contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A passeata estará concentrada em frente ao Mercado Municipal, às 8h30, e percorrerá a rua Governador Pedro de Toledo, até a praça José Bonifácio, onde ocorrerão diversas atividades como apresentações culturais, brinquedos infantis, teatro e clowns. 
 
O evento conta com a parceria do Instituto Formar, Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), do grupo Porto Maracatu, Secretarias de Esporte e Lazer (Selam), Turismo (Setur), Meio Ambiente (Sedema) e Ação Cultural (Semac).
 
Denuncie, violência é crime!
 
Disque 100
Conselho Tutelar I – 3422-9026 / 3432-5775
Conselho Tutelar II – 3421-8962 / 3413-5497
Delegacia da Mulher – 3433-7022
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Semdes

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment