Planejamento profissional é tema de palestra no Instituto Formar

O Instituto Formar promoveu na manhã de quarta-feira, dia 06, a palestra “Planejamento da Carreira Profissional”, ministrada pelo engenheiro de produção e teólogo Marco Antônio Quatrini. 
 
De acordo com o profissional, que trabalha na Caterpillar Brasil há 37 anos, realizar essas palestras é uma forma que encontrou de contribuir com os jovens que ainda não possuem conhecimento e acesso as informações sobre o mercado e o ambiente de trabalho. “Gostaria de dividir com eles tudo que passei, aprendi e vivi”, comenta.
 
Prestes a se aposentar, o engenheiro contou um pouco da sua história. “Nasci na roça, dos 10 aos 15 anos fui cortador de cana junto com meu pai. Filho de pais semianalfabetos, a única orientação que recebi foi: seja trabalhador. Acho que foi simples, mas o melhor conselho que poderia receber”, conta.
 
Na ocasião, os aprendizes conheceram um pouco mais sobre dicas e adaptações do dia a dia dentro de uma empresa, como respeito à hierarquia e aos horários, ser paciente e compreensivo, fazer bom uso do tempo, prezar as comunicações oral e escrita, planejar, meditar e sempre acreditar no seu desempenho. Informações que podem ajudar a tornar o ambiente de trabalho mais leve e agradável. 
 
Quatrini apresentou aos jovens a “Teoria do Tijolinho”, criada por ele, na qual afirma que é preciso construir a carreira profissional com muito capricho e atenção, para que ela se torne robusta, firme e alinhada. Se algum imprevisto ou acidente acontecer no meio do caminho e for necessário: recomece a obra. “Disciplina é tudo em qualquer lugar”, finaliza.
 
 “Essa palestra abriu novos horizontes para minha vida, com certeza vou começar já a planejar mais”, afirmou  Janaína Aparecida Santos Oliveira, de 17 anos.
 
A tabela de planejamento profissional de dez em dez anos mostrada por Quatrini ao final de sua apresentação, chamou a atenção do jovem João Paulo Henrique Brioni, de 17 anos. “Adorei essa linha de pensamento da minha vida profissional, com certeza vou levar essas informações para meus amigos”, disse.
 
Para finalizar a conversa com os aprendizes, o palestrante lançou um desafio, que pelo menos uma vez por ano eles olhem o material oferecido por ele e analisem se os objetivos e sonhos estão sendo alcançados como o planejado.
 
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment