Oficina do Parlamento Aberto traz educação política ao Instituto Formar

Os adolescentes do Instituto Formar participaram na manhã desta terça, 22 de maio, da Oficina do Parlamento Aberto.
 
Na sala de aula, o membro do Observatório Cidadão, do Fast Food da Política e estagiário do Imaflora, Matheus Magalhães conversou e aplicou dinâmicas com a turma da instituição, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da participação popular nas políticas públicas.
 
Durante o encontro, Magalhães explicou formas de participação política, com representatividade e como a comunidade pode ser mais atuante. Ele destaca que o voto popular não é o único meio de participação. “Podemos participar nos referendos, plebiscitos, iniciativas populares e, inclusive, temos o direito de escrevermos uma lei, mas é necessário o apoio de 1% da população do estado, para que esta proposta entre em pauta, tanto nas Câmaras Municipais, como no Congresso Nacional”, disse.
 
Na oficina, Matheus Magalhães falou sobre o trabalho realizado pelo Observatório Cidadão que mantém atuação no monitoramento e avaliação de políticas públicas; elaboração de propostas para o aprimoramento das políticas públicas e na educação para participação e controle social.
 
Atualmente, a Câmara de Vereadores de Piracicaba está realizando o uma consulta pública, onde os cidadãos podem por meio do www.camarapiracicaba.sp.gov.br/consultapublica, participar com sugestões sobre os temas: Transparência Pública; Tecnologia e Informação; Educação para a Cidadania; Participação Popular.
 
Magalhães ressalta que a iniciativa dos joens em ter atuação efetiva nas ações públicas, pode ser um meio importante de transformação social. “Vocês não são apenas o futuro. Vocês fazem parte do presente”, finaliza.
 
Imaflora é parceiro do Instituto Formar
 
Parceiro do Instituto Formar, o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba. O Imaflora atua no município por meio do projeto Piracicaba Sustentável que busca fortalecer e capacitar a sociedade, para que possa participar das políticas públicas locais. 
 
 
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
 

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment