Instituto Formar recebe Mostra Livre de Cinema

Na tarde de sexta-feira, 28, foi realizada a última sessão da 5th International Mostra Livre de Cinema no Instituto Formar. Ao final do documentário foi realizado um bate-papo sobre o tema. 

 

O documentário “Quem mora lá”, exibido na sexta para os alunos da Banda e do Coral, conta a história de personagens da pequena comunidade do Pocotó, estabelecida sobre um túnel e ao lado de um córrego, que resiste ao avanço dos prédios no bairro de Boa Viagem, na cidade de Recife. Surpreendidos por uma ordem de despejo, as famílias que vivem no local há mais de quinze anos, se veem na iminência de ficarem sem casa e planejam a ocupação de um prédio abandonado.

 

O coordenador de Projetos Culturais, Mauricio Ribeiro destaca uma frase marcante do filme ao iniciar o bate-papo: “Eu não sei o que é amar, porque eu nunca recebi amor”, diz uma das entrevistadas. “Ao assistir um documentário como esse, é desenvolvida uma sensibilidade, é impossível sair da sessão do mesmo jeito que entrou, porque nos confrontamos com histórias de gente como a gente”, esclarece. 

 

Outro aspecto trabalhado no filme é que todo prédio deve ter um função social. “Só que o Estado falha em diversos aspectos, e esse é um deles, infelizmente, por isso vemos tantas histórias de ocupação. Além disso, é fundamental entender que moradia é um direito e está na Constituição”, explica Maurício. 

 

Luís Gustavo Alves, 14, afirma que é muito importante amar, declarar mais o amor às pessoas e dar valor ao que temos. “Vou levar o que aprendi hoje para meus irmãos e familiares”, finaliza. 

 

“Cabelo bom” e “Não é um caso isolado” foram outros títulos exibidos durante a 5th International Mostra Livre de Cinema no Instituto Formar. Os filmes foram exibidos especialmente para que beneficiassem adolescentes do Programa de Aprendizagem, Banda, Coral e colaboradores. 

 

 

 

 

Cobertura de fotos: https://www.flickr.com/photos/101916412@N07/albums/72157674054572668 

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa: Thais Campos / Ozonio Imprensa 

Telefone: (19) 3402-5573 

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment