Instituto Formar inicia Semana Verde pela Luta das Pessoas com Deficiência

Palestra “Gestão de Pessoas com Deficiência no Ambiente de Trabalho” foi o primeiro tema debatido com os aprendizes

 

Os conflitos e as dificuldades da inserção da pessoa com deficiência no mundo do trabalho foi a primeira atividade dentro da Semana Setembro Verde, realizada pelo Instituto Formar com diversas atividades e ações até o dia 20 de setembro. O Setembro Verde é uma iniciativa do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef) que promoverá atividades em Piracicaba.

 

Nesta sexta, dia 6 de setembro, a instituição promoveu a palestra “Gestão de Pessoas com Deficiência no Ambiente de Trabalho”, ministrada por Euclidia Maria Fioravante, consultora de Projetos de Inclusão e coordenadora de Relações Institucionais do Centro de Reabilitação de Piracicaba.

 

“A maior das dificuldades em contratar pessoas com deficiências é a de que muitas vezes, as pessoas e as empresas não sabem como lidar com as pessoas com deficiência, e têm dúvidas de que tipo de adaptações, de mudanças teria quer fazer no ambiente de trabalho para acolhe-la. Isso porque historicamente, as pessoas com deficiência viveram segregadas da sociedade”, explicou a consultora.

 

De acordo com Euclidia, atualmente todos os marcos legais que foram conquistados pelo movimento das pessoas com deficiência desde a década de 1970, levam para a inclusão. Inclusive, a lei brasileira de inclusão vem reforçar o direito das pessoas com deficiência ao trabalho. “Várias ações afirmativas são feitas para realmente incluir e dar oportunidade para essas pessoas como por exemplo, a Lei de Cotas, o benefício para inclusão, então, há um movimento, um esforço da coletividade no sentido de poder ofertar oportunidades para as pessoas com deficiência”, afirmou.

 

Na palestra também foram abordadas as barreiras surgem das atitudes, como o preconceito, as acessibilidades física, comunicacional e processual que dificultam a inserção das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. A consultora afirma que, “a deficiência não é da pessoa. A deficiência surge na interação da limitação que a pessoa tem com as barreiras do ambiente.”

 

Para Euclidia, falar em inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, é no sentido de ela ser tão produtiva quanto outro colaborador. Se ela tiver no lugar adequado, com os apoios, a ideia é de que ela seja produtiva. “A falta de informação, às vezes, para empresas menores é que causa essa barreira da não contratação, mas existe outro obstáculo muito maior – 60% do total de pessoas com deficiência não têm a escolaridade completa, fator que determinante na contratação”, revelou a consultora.

 

A semana do Setembro Verde prossegue com uma vasta programação:

 

– Dia 16/09 (segunda-feira) – 13h30 – Café Sensorial – Instituto Formar

– Dia 18/09 (quarta-feira) – 8h30 – 1º Seminário Municipal para Inclusão das Pessoas com Deficiência, às 8h30 na Câmara de Vereadores de Piracicaba

– Dia 20/09 (sexta-feira) – 9 horas – Caminhada – Mercado Municipal de Piracicaba

 

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 2534-9503 / 99706-7630

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

 

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment