Instituto Formar e Pira no Plogging fazem ação esportiva e ambiental

O Instituto Formar em parceria com o Pira no Plogging realizou no dia 12 de junho, uma ação esportiva e ambiental pelas ruas do bairro Piracicamirim, em Piracicaba.

 

O plogging é a prática que une a corrida ou caminhada e a coleta de lixo. Em Piracicaba, o grupo Pira no Plogging é o pioneiro e, por meio das redes sociais, convida as pessoas para praticarem a atividade sustentável. “As pessoas jogam muito lixo no chão, nas ruas e o nosso objetivo é conscientizá-las para que elas pratiquem em suas ruas, seus bairros, no meio onde vivem”, disse a co-organizadora do Pira no Plogging, Caroline Andrade.

 

A professora do módulo de Sustentabilidade do Instituto Formar, Danielli Cincotto praticante da modalidade, aliou a ideia da atividade esportiva e ambiental com a sua disciplina e trouxe o plogging aos aprendizes. “Já participei de dois eventos e surgiu a ideia de fazer com os alunos por causa da conscientização, para que vejam o quanto de lixo que temos no chão e, praticar é muito surpreendente pois vemos a quantidade e os tipos de lixo jogados em lugares inadequados”, alerta.

 

Durante a atividade, foram coletados muitos quilos de resíduos que estavam jogados nas ruas. Os mais comuns são as sacolas de plástico, caixas de cigarro, canudos, papel de bala, jornais de ofertas, palito de sorvete e até os mais inusitados, como roupas, bolsas, sapatos, chinelos, guarda-roupa, lâmpadas, pneus e colchões.

 

O ensinamento de praticar o plogging foi comentado pela aprendiz, Sâmella Gabriely. “O que aprendi vivenciando isso foi que se jogarmos lixo nas ruas, vai poluir ainda mais a nossa cidade. Podemos separar os resíduos e dar o destino certo para eles. Gostei da experiência e faria de novo”, disse.

 

“Fiquei chocada quando achamos lâmpadas, pneus e um guarda-roupa. A gente não pode ficar jogando lixo nas ruas”, declarou a aprendiz, Gleicyele Karoline Batista.

 

A falta de consciência ambiental também foi comentada pela aprendiz Kellen Bianca Rodrigues. “As pessoas não têm consciência. A experiência de hoje me trouxe mais consciência e noção ambiental. Vou passar esse ensinamento para minha família e amigos. Gostei de praticar o plogging e quero fazer no meu bairro”, comentou.

 

Início

A moda da corrida sustentável começou na Suécia, quando o ambientalista sueco Erik Ahlström organizou um grupo no Facebook para lançar a ideia. Ele usou uma mistura da palavra sueca plocka, que significa recolher, com o termo inglês jogging (correr), nomeando o movimento de plogging, o ato de correr recolhendo lixo.

 

Apoio: Fênix Soluções Ambientais.

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 2534-9503

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment