Gestores participam do IV Encontro Nacional de Técnicos da Febraeda

 

Gestores e colaboradores do Instituto Formar participaram nos dias 11 e 12 de abril do IV Encontro Nacional de Técnicos da Febraeda (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes).

Sob o tema “Assistência Social e Socioaprendizagem”, o evento foi realizado em São Bernardo do Campo e contou com palestras e discussões com o objetivo de aperfeiçoar os trabalhos relacionados à socioaprendizagem.

Entre os destaques nos dois dias de evento, estão a palestra “Relatório e Plano de Trabalho da Entidade de Assistência Social” da professora Maria Cecília Zilloto e também “Ações e Luta da Frente Parlamentar junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),  Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Audiência Pública”, proferida pelo deputado federal João Dado.

De acordo com o gerente administrativo, Fábio do Amaral Sanches “o mais importante foi perceber que o setor está muito unido e as entidades estão com uma força nunca antes conseguida, lutando pelos direitos e pelo reconhecimento que lhes são devidos”.

No encontro, o deputado João Dado, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio às Entidades de Promoção da Integração ao Mercado de Trabalho, comentou sobre as dificuldades que as entidades enfrentam para obter o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), “Infelizmente temos tido problemas nas certificações e, isso tem feito com que as entidades meritórias tenham seus certificados ou renovações negadas, instituições que há décadas trabalham quase que de maneira solitária, exercendo o papel de assistir a socioaprendizagem, o jovem aprendiz”.

O deputado defendeu o setor e falou sobre conceitos da legislação que não estão sendo cumpridos pelo Ministério do Desenvolvimento Social, já que a socioaprendizagem está prevista na Constituição Federal de 1988, “Eu sou pago para ser deputado federal e as entidades e colaboradores pagam para cumprir um dever do Estado”, comparou.

Na mesma linha, o presidente do Instituto Formar, José Sérgio De Fávari comentou que as entidade sociais sempre foram suporte para as ações do governo e para o atendimento dos que mais precisam e hoje, estão sendo tratadas como vilãs, “Querem banalizar e acabar com os direitos adquiridos, porém continuaremos trabalhando e buscando cada vez mais associações para o fortalecimento da Federação e da Frente Parlamentar para quem em Brasília possamos alcançar e propor  alternativas necessárias, perpetuando os trabalhos e exercendo o nosso papel”, declarou.

O IV Encontro Nacional da Febraeda proporcionou também Oficina de Feltro, discussões sobre temas relacionados à juventude e as ações das entidades filiadas, dinâmicas em grupo e palestras técnicas sobre “Superintendência do Trabalho” e “Parceria e Sucesso”.

Website Instituto Formar: www.institutoformar.org

Assessoria de Imprensa: Jornalista responsável – Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 3402-5773

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment