Formar facilitou acesso ao Ensino Superior, disse ex-aprendiz

Nascido na periferia de São Paulo, filho de pai paulista e mãe pernambucana, Diogo de Siqueira Camargo Vasconcelos, aos 15 anos chegou a Piracicaba e logo conheceu o Instituto Formar.

De acordo com Diogo, a região de Parelheiros, onde morou até sua adolescência é considerada perigosa e todos ali conviviam com a violência na porta de casa.

Sem parentes ou amigos em Piracicaba, o então adolescente ingressou no instituto que, além de trazer conhecimentos, trouxe também uma vida social. Desde então, Diogo se dedicou e agarrou um futuro novo, “Na época meu sonho era trabalhar na Caterpillar e, para isso, eu estudei e fiz uma prova onde conquistei o 7º lugar entre 100 adolescentes”, disse. Mesmo diante dessa classificação, Diogo não ingressou na multinacional, mas seguiu em frente, afinal este era apenas o seu primeiro desafio profissional.

Logo depois, o ex-aprendiz fez entrevistas em outras grandes empresas e, enfim conquistou sua vaga na prefeitura de Piracicaba. No seu primeiro emprego, fazia trabalhos de secretariado e office-boy, “Trabalhei apenas três meses na prefeitura, pois, um amigo meu, Fernando, que também era aprendiz me falou que a Unimep estava precisando de um aprendiz, ali eu vi uma nova chance”. Diogo relata como era difícil sua rotina para chegar à prefeitura todos os dias, “Eu morava no bairro Cecap e, eu usava cerca de dez ônibus por dia para chegar ao trabalho e, ao entrar para trabalhar na Unimep minha vida e rotina de horários melhoraram muito”.

Sua relação com a vida acadêmica e a descoberta do mundo do trabalho aliado ao estudo e conhecimento foi fascinando cada vez mais o jovem. “Fui contratado em 2004 para trabalhar por tempo determinado, cobrindo a licença maternidade de uma colaboradora e, ali eu fazia trabalhos de secretariado na área administrativa da universidade”.

Aos 18 anos e já há um ano trabalhando na universidade, Diogo Vasconcelos terminou os estudos do Ensino Médio e já ingressou no curso de graduação em Administração com Habilitação em Gestão de Negócios Internacionais na Unimep, “Trabalhar e estudar na Unimep me trouxe conhecimento e a oportunidade de conviver com referências internacionais e de conversar com pessoas de todos os lugares do mundo”, revela.

No ano de 2009, o ex-aprendiz já dava continuidade aos estudos com a especialização no MBA em Marketing na Unimep. Neste mesmo ano, nascia também a sua filha, Lia.

Em 2012, Diogo teve a sua primeira oportunidade de dar mais um passo rumo ao sonho de ser professor universitário, “Surgiu uma chance de dar aula na Esamc e eu encarei e comecei a lecionar a disciplina Pesquisa de Mercado e também iniciei meus estudo no mestrado em Administração na Unimep”.

No ano passado, o ex-aprendiz passou no concurso para dar aulas na Fatec Americana e, assim, pediu afastamento de suas funções na Unimep e, aos 27 anos conquista cada vez mais o seu espaço como professor universitário. “para mim é a maior satisfação encontrar os aprendizes na Unimep, pois o Instituto Formar me abriu as portas, foi onde tive acesso à educação superior e, certamente eu não teria outro caminho para estudar na Unimep se não fosse através do instituto”.

Para ele, os atuais aprendizes devem aproveitar ao máximo as oportunidades e realizar todos as tarefas da melhor maneira possível, “Sempre tem alguém observando o seu trabalho, faça sempre a sua parte e, fazer parte do Instituto Formar é um diferencial, na minha vida foi um divisor de águas, pois o estudo e o conhecimento ninguém poderá tirar de você”, declara.

Diogo Vasconcelos concluirá seu mestrado no final deste ano e atua também como orientador de alunos do curso de MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Capital Humano da Unimep.

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 3402-5573

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment