Formar conscientiza aprendizes

Instituto Formar conscientiza aprendizes sobre os Direitos da Criança e do Adolescente
 
No próximo dia 25 de abril, Piracicaba realiza a X Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. 
 
Nesta linha, a coordenação pedagógica da instituição aderiu as Conferências Livres, promovidas pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) em todo país, cujo objetivo é conscientizar os adolescentes sobre a importância de seus direitos. Sendo assim, esta semana, professores e alunos trouxeram o debate para as salas de aula, onde os aprendizes puderam expressar suas realidades e vivências quanto aos direitos constados no Estatuto da Criança e do Adolescente, que este ano comemora 25 anos.
 
Baseados na metodologia educomunicação, os alunos desenvolveram e apresentaram trabalhos produzidos no formato de cartazes, vídeos, músicas, poesias e textos alusivos ao tema como direito a brincar, à participação, à educação, à saúde, ao esporte, cultura e lazer, à convivência familiar e comunitária e também à outras questões ligadas aos direitos da criança e do adolescente.
 
Segundo a psicóloga do Formar, Ariane Zem, a aplicação do tema nas salas de aula é o primeiro passo para a realização da Conferência Municipal. “Nas Conferências Livres, os adolescentes se encontram e compartilham suas expectativas, expressam e organizam suas necessidades e conquistas em relação aos seus direitos”, explica.  
 
É direito de toda criança e adolescente participar da formulação de políticas de promoção, proteção atendimento e defesa de seus direitos nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer, segurança entre outras demandas. Os resultados de discussões e produções realizadas nas conferências livres serão encaminhados ao Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes para apresentação durante a Conferência Lúdica a ser realizada no dia 24 de abril, assim como subsidiar as discussões na Conferência Municipal que ocorrerá no dia 25 de abril.
 
Na Conferência Municipal, o Instituto Formar será representado colaboradores e por nove aprendizes eleitos delegados. No encontro, os jovens terão a oportunidade de defender as propostas elaboradas em salas de aula.
 
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment