Família doa cavaquinho à Banda Formar

Com doações, banda deve formar o primeiro naipe de cordas

 

Jardineiro, trabalhador e morador do Lar do Velhinhos por 30 anos. Este é o perfil de Antonio Zarbetti, falecido em outubro do ano passado, que deixou para irmã, Elza Maria Zerbetti Roque o seu mais precioso bem: o cavaquinho.

A entrega do instrumento foi feita nesta terça, pela sobrinha de Antonio, Ana Roque ao coordenador da Banda Formar, Mauricio Ribeiro.

Segundo Ana, seu tio era um autodidata. “Ele tocava de ouvido. Tudo o que ele ouvia, ele tocava no cavaquinho, e nos últimos anos de vida, já doente, os moradores do Lar dos Velhinhos pediam para ele tocar e alegrar a todos”, conta.

Na semana passada, a Banda Musical João Romeu Pitolli recebeu da Oscip Pira 21 o primeiro instrumento de cordas do projeto, um violão. Com esta doação da família Zarbetti, Mauricio Ribeiro afirma que, a partir de agora, será possível formar o primeiro naipe de cordas da banda. “Na história da Banda Formar nunca houve instrumentos de cordas, e este é o primeiro cavaquinho! Estamos muito felizes com esse novo passo que daremos com esses instrumentos”, disse.

De acordo com Ana Roque, a ideia de doar o cavaquinho ao Formar veio quando o Flauteto – quarteto de flautas e cordas da Banda Formar –  se apresentou no evento “Apodere-se”, promovido pela associação Ilumina e com apoio do Instituto Formar. “A minha mãe comentou em doar o instrumento e, quando o grupo veio tocar no evento, ela decidiu o destino do cavaquinho – o Instituto Formar”, relata.

Segundo Ana, sua família tem um laço forte com o Formar, pois seus três irmãos foram integrantes na década de 70 e 80. “Dois irmãos fizeram parte da Banda, o Luiz e o Oscarindo Roque. Este que se tornou um trompetista profissional e hoje é membro da Orquestra Sinfônica de Campinas e professor no Conservatório de Tatuí”, disse.

Instituições, Ongs, empresas e pessoas físicas podem doar instrumentos de qualquer gênero ao Instituto Formar, afirmou o coordenador. “Muita gente tem um instrumento abandonado, esquecido, o que para nós da Banda Musical faria toda a diferença”.

O Instituto Formar fica localizado na rua Gonçalves Dias, 721, bairro Piracicamirim em Piracicaba. Para outras informações acesse o www.institutoformar.org ou ligue (19) 3437.8888.

 

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 3402-5573

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment