Especialista ministra palestra sobre prevenção ao câncer

A enfermeira supervisora do Centro de Oncologia do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, Ana Carolina Cardoso Dantas proferiu a palestra “Fatores de risco e prevenção do câncer” para aprendizes do Instituto Formar.
 
A atividade, realizada no dia 27, faz parte da programação do Outubro Rosa – movimento mundial que visa chamar atenção para prevenção principalmente do câncer de mama. 
 
No Brasil, os cânceres mais incidentes são melanoma (pele), mama e próstata. De acordo com Ana Carolina, a doença, muitas vezes silenciosa, pode ser adquirida por fatores externos como meio ambiente, hábitos, costumes, meio social e também internos, que são as questões genéticas, hormonais e condições imunológicas. 
 
Na palestra foi destacada a importância da prevenção que pode diminuir os fatores de risco. Mudanças e cuidados em hábitos como tabagismo, alimentares, alcoolismo, sexuais, medicamentos, fatores ocupacionais e radiação solar, foram elencados pela especialista.
 
O câncer de mama é mais comum entre as mulheres com mais de 35 anos, mas também pode ser detectado em homens e jovens. “Além do autoexame, é preciso pensar em histórico familiar, fatores hormonais como o consumo de anticoncepcionais, reposição hormonal, todos esses fatores podem causar esse tipo de câncer”, disse.
 
Algumas decisões como não ter filhos, não amamentar, obesidade, consumo de álcool, exposição à radiação, fumo e reposição hormonal também foram citadas como uma fonte para a doença.
 
Para Ana Carolina, é preciso que sejamos agentes da informação sobre o câncer. “Incentivar a família a fazer exames periódicos, conscientizar as mulheres mais idosas para que percam a vergonha de ir ao ginecologista, pois são cuidados importantes que podem prolongar a saúde e a vida”, declara.
 
O câncer de mama, assim como todos os tipos de cânceres, são graves, porém curáveis. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, mais fácil de curá-lo. Se o dignóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia que deve ser realizada uma vez por ano em todas as mulheres com mais de 40 anos.
 
Sintomas de câncer de mama:
 
– Inchaço na mama;
– Irritação na pele ou aparecimento de irregularidades como covinhas, franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de laranja;
– dor no mamilo ou inversão do mamilo para dentro;
– vermelhidão, descamação do mamilo ou pele da mama;
– saída de secreção (que não seja leite) pelo mamilo;
– caroço nas axilas.
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br
 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment