Espaço PIPA debate inclusão social no Instituto Formar

O encontro entre os aprendizes e os profissionais do Espaço PIPA aconteceu na quarta-feira, 14 de junho na programação do Café Filosófico do Instituto Formar. A atividade foi proporcionada pelo Projeto Capacita PIPA, que realiza palestras e minicursos  com discussões temáticas.

 

No evento, foi aplicada uma dinâmica sobre inclusão, onde os aprendizes colocaram óculos escuros, amarraram as mãos e colocaram tampões de ouvidos para tomar café da manhã com o objetivo de realizar atividades comuns, como comer e beber com dificuldades. Depois disso, os participantes compartilharam as emoções e sentimentos que tiveram durante esse momento.

 

Além disso, foi realizada uma roda de conversa entre os aprendizes, o psicólogo Lucas Braga e pedagogo, Daniel Nascimento do Espaço PIPA. Os profissionais apresentaram pontos negativos da exclusão de pessoas com deficiência e pontos extremamente positivos da inclusão social, quebra de barreiras, equidade das diferenças e educação igual para todos.

 

O aprendiz Ricardo Vendramini, 17 anos, contou que devido a sua criação era uma pessoa muito preconceituosa em todos os aspectos. “Fui ensinado assim, até conhecer um aluno da minha idade que usava cadeira de rodas. No começo fiquei muito receoso e fui preconceituoso, mas com o tempo percebi que ele era legal e que poderia ser amigo dele”, declara.

 

A aprendiz Taciane Faula, 17 anos, também compartilhou sua experiência com sua melhor amiga. “Ela não consegue andar. E com a palestra de hoje eu entendi muita coisa, se eu soubesse disso antes teria feito muito mais por ela. Eu sabia que precisava ajudar, mas tinha minhas limitações”, conta.

 

O psicólogo do Espaço PIPA desenvolve um trabalho diferenciado nas empresas, com o objetivo de descontruir posturar preconceituosas e proporcionar uma maior inclusão. “Apresento para a companhia uma forma mais atual e eficiente para ambos os lados de lidar com as diferenças dentro do mercado”, afirmou Lucas.

 

Cobertura de fotos: https://www.flickr.com/photos/101916412@N07/albums/72157694850650442

 

Assessoria de Imprensa: Thais Campos / Ozonio Imprensa

Telefone: (19) 2534-9503

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment