Drogas é tema de palestra no Instituto Formar

O Instituto Formar promoveu na sexta, dia 17, com exclusividade para aprendizes, a palestra “O jovem, a escola e a dependência química”, proferida pelo coordenador do Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (COMAD) e também da Comissão pela Vida, da Unimep, professor Ismael Forte Valentin.
 
De acordo com o professor, que estuda o tema há 20 anos, as drogas estão chegando cada vez mais cedo na vida dos jovens. “A juventude está cada vez mais exposta à este cenário. Os jovens que se envolvem com drogas, têm problemas com traficantes, além de perderem a saúde. É um mercado que consome a pessoa”, disse.
 
No caso do COMAD e do Comitê pela Vida, os dependentes químicos são vistos pelo lado da saúde. “Há mais de dez anos, as drogas são tratadas como um problema de saúde pública. As pessoas são vítimas de uma patologia denominada: dependência química”, explica o professor.
 
O professor Ismael comenta também que muitos dependentes químicos são mal vistos pela sociedade. Lembrando que, os dependentes podem ser viciados em drogas lícitas e ilícitas, álcool, internet, jogos etc. “Aquilo que no início traz sensações de prazer, ao logo do tempo, do consumo, torna-se um transtorno”, enfatiza.
 
Dados da Segurança Pública, divulgados em 2016, mostram números alarmantes de dependentes químicos em Piracicaba. À época, a cidade possuía 42,3 mil dependentes químicos (11% da população), 11,5 mil usuários de crack (3% da população), considerando população estimada em 394.419 pessoas. 
 
Segundo Ismael, o Brasil hoje enfrenta uma epidemia, um sério problema cada vez maior e mais grave. “O dependente químico não tem cura, mas tem controle, assim como um diabético”, afima.
 
O grande desafio é fazer com que a família assuma o dependente químico como um doente e que busquem ajuda. Algumas estratégias como mudança de hábitos, de comportamento, de ambientes, de rotina, de amizades e acompanhamento médico e psicológico, são algumas dicas que podem ajudar o dependente a deixar o vício e ter uma vida controlada e normal.
 
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 2534-9503 / 99706 7630
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment