Combate ao incêndio é tema de palestra para aprendizes

O Instituto Formar realiza até a próxima sexta, dia 31, a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
 
A atividade, voltada para os aprendizes da instituição, conta com palestras sobre combate ao incêndio, primeiros socorros e sobre doenças que podem ser prevenidas.
 
Nesta terça, dia 28, o engenheiro de segurança, Anselmo Melo, da Melos EPI´s e Consultoria proferiu uma didática palestra com enfoque no combate ao princípio de incêndio. Ele explicou detalhes dos tipos de incêndios, de extintores e a importância em detectar o foco do fogo. “Para dar o combate é importante saber seu foco e ter conhecimento de como o fogo se propaga, pois o acidente pode se tornar ainda maior”, disse Anselmo.
 
Para que isso ocorra, o engenheiro explicou o uso correto dos extintores de água, pó químico e gás carbônico (CO2). Confira algumas dicas importantes:
 
– Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.
 
– Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.
 
– Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.
 
– Extintor com pó químico especial: indicado para incêndios de classe D (metais inflamáveis). Age por abafamento.
 
Vale ressaltar que em caso de incêndio é de suma importância chamar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
 
Fotos: Ozonio Imprensa

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment