Aprendizes participam de Workshop de Políticas Públicas

Alunos acompanharam palestra sobre Orçamento Público e Democracia

 

O Instituto Formar promoveu nos dias 5 e 6 de agosto o Workshop de Políticas Públicas voltado exclusivamente aos aprendizes. A atividade aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera de Piracicaba.

Os jovens acompanharam a palestras proferidas por Luis Fernando Iozzi Beitum e Renato Morgado, membros da Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e do Observatório Cidadão de Piracicaba. No primeiro dia, os aprendizes acompanharam a palestra “Orçamento Público Municipal” e, no segundo dia, conheceram um pouco mais sobre “Democracia e participação social”.

Segundo a coordenadora pedagógica do Formar, Simone Castro, a intenção é “conscientizar os aprendizes sobre a importância do voto direto, da democracia em que vivemos no Brasil e das próximas eleições”, disse.

O coordenador de projetos da Imaflora e do Observatório Cidadão de Piracicaba, Renato Morgado realizou dinâmica com os aprendizes e explicou a importância da democracia, “nesse regime de governo, podemos trazer nossas opiniões para o debate da sociedade e participar das decisões do nosso país”, explicou.

Entre os assuntos expostos no workshop, estão: a Democracia Participativa como plebiscito, referendo e iniciativa popular da lei; Orçamento Participativo, principal forma em que o governo municipal consulta a população para saber o que cada bairro necessita; Conselhos Municipais, onde órgãos, instituições, representantes do poder público e da sociedade civil se reúnem mensalmente para debater um determinado tema; Conferências Municipais, realizadas a cada dois ou três anos onde todos podem participar e, no final, é apresentado um conjunto de propostas sobre um tema; Audiências Públicas, reuniões onde um representante do poder público apresenta e defende uma proposta perante a população. Todos esses mecanismos de interação com a sociedade civil são canais de comunicação garantidos por lei.

 

Confira as imagens no  Flickr.

 

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 3402-5573

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment