Aprendizes do Instituto Formar participam do RYLA

 

No domingo dia 20, os aprendizes do Instituto Formar de Aprendizagem Profissional tiveram um curso de liderança jovem organizado pelo Rotary Club Piracicaba São Dimas, presidido por Antonio Eugênio Annunciato. Em um dia muito proveitoso, onde na parte da manhã contou-se com duas palestras, o evento foi prestigiado com a presença do Governador do distrito 4310 do Rotary Internacional, o Sr. Marco Antonio Colenci que disse “o Rotary é uma entidade que se preocupa com a juventude, pois são a base fundamental para o futuro e também se preocupa em fazer com que os jovens e adolescentes tenham um futuro melhor” e também teve como palestrante o companheiro do Rotary Club Custa de Botucatu Sr. Vicente Silvio Ferraudo e o companheiro Do Rotary Club São Dimas José Domingos Zanco.

José Sérgio De Fávari, presidente do Instituto Formar, complementou dizendo que, a concepção do evento em parceria com o Rotary Club São Dimas, trará bons resultados, pois desperta o interesse do adolescente/jovens tanto para a busca de novos conhecimentos e profissões como na conscientização da cidadania plena.

 

> Entrevista com o Presidente, do Instituto Formar, Sr. José Ségio De Fávari.

Sendo o uma entidade referencia de cidadania e aprendizado, como o Instituto influencia o adolescente na tomada de decisões?

 

Através de exemplos, dos eventos que os profissionais que fazem parte do instituto fornecem aos aprendizes. Procuramos também trazer, para dentro do Instituto, profissionais e instituições capacitadas, para estarem passando conhecimento aos adolescentes que fazem parte da nossa Instituição.

 

Qual a ligação do Formar com o Rotary?

 

A ligação do Formar com o Rotary Club, se dá através dos seus diretores que fazem parte do Rotary Club,  o Instituto Formar (antiga Guarda Mirim) foi criada inicialmente com participação  de Rotarianos, Maçonaria e outras categorias prestadoras de serviço de nossa sociedade.

 

O fundador da Guarda Mirim era Rotariano?

 

O criador da Lei, sim, é até hoje nosso companheiro e Vice Presidente, Prof. Rubens Braga. Na grande maioria das entidades sociais existe o trabalhos do Rotary e outras organizações de prestação de serviços.

 

Qual sua expectativa em relação a palestra de hoje para os adolescente?

 

A concepção do evento em parceria com o Rotary Club São Dimas, trará bons resultados, pois desperta o interesse do adolescente/jovens tanto para a busca de novos conhecimentos e profissões como na conscientização da cidadania plena.

 

O que fez você trazer o pessoal do Rotary?

Tudo o que fazemos aqui, é pensando nos adolescentes que fazem parte da instituição, toda oportunidade que se tem de trazer alguma coisa diferente que possa agregar valor no conhecimento.

 

Será que algum “guardinha” entra no Rotary?

 

“Guardinha” não! Estamos trabalhando para inserir no Instituto Formar um núcleo do Interact ou Rotaract para trabalhar e desenvolver nossos adolescentes. Os Interact Clubs são grupos de adolescentes de 12 a 18 anos, patrocinados por um Clube de Serviço, em que o principal objetivo é tentar ajudar a sociedade de uma forma simples, com campanhas, doações, visitas a instituições,  entre outras coisas para melhoraria do ambiente em que vivemos.Enquanto se empenham nesses objetivos, os jovens estarão fazendo amizades duradouras e, ao mesmo tempo, estarão desenvolvendo o espírito de equipe e liderança, pois todos os Interacts contam com um disciplinado Conselho Diretor, escolhido pelos próprios jovens em votações. E, com isso, todos os interactianos estão sujeitos e serem escolhidos para cargos como: presidente, vice, secretário, tesoureiro, protocolo e avenidas.

 

O que é Rotary?

 

O Rotary Club, é um Clube de “Profissionais”, que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um elevado padrão    de ética ajudando a estabelecer  a  paz  e  a   boa   vontade  no  mundo,  e  que  prestam serviços   voluntários não remunerados   em  favor  da   sociedade   como  um  todo ou  beneficiando  em casos específicos,    pessoas  necessitadas ou  entidades  que   atuam também   em  favor de desamparados, estando hoje em mais de 210 países.

 

 

> Entrevista com o Governador Rotary do distrito 4310.

 

Marco Antonio Colenci é o Governador do Rotary Club mais jovem do mundo com 39 anos administração julho 2011/junho 2012. O Rotary Club Internacional foi fundado por Paul Harris em 1904 na cidade de Chicago. O Rotary existe à 107 anos e está presente em todos os países. O governador Marco no período de 1 a 30 de julho, visita mais de 30 cidades dentre os eventos que o mesmo participa está o RYLA onde é levado aos jovens o importante fato da escolha da profissão do futuro. Marcos completa: “o Rotary é uma entidade que se preocupa com a juventude, pois são a base fundamental para o futuro e também se preocupa em fazer com que os jovens e adolescentes tenham um futuro melhor”. Passando os valores: ética, companheirismo, dignidade e justiça que são os valores pregados pela entidade mundial Rotary.

A Rotary tem uma divisão por faixa-etária sendo elas, a Rotary Kids de 5 a 12 anos, o Interact de 12 a 18 anos, e o Rotaract de 18 a 30 anos. Para participar do Rotary é preciso ser convidado por um rotariano e ter uma profissão. Um dos projetos da entidade é o Intercâmbio que é oferecido aos jovens de 16 a 18 anos, onde os jovens ficam em casa de famílias rotarianas aprendendo a cultura de outros países podendo ficar até aproximadamente 1 ano. O lema do Rotary Club Internacional é “dar de si antes de pensar em si              “.

 

> Palestrante Vicente Silvio Ferraudo

 

Vicente Silvio Ferraudo é ex guarda mirim, onde trabalhou com Zona Azul na cidade, e depois de um tempo foi chamado para trabalhar na Sabesp onde foi incentivado a adquirir conhecimento. Oriundo de uma família carente, perdeu o pai com 11 meses de idade. Formado em engenharia civil, especializou-se cursos de trânsito, transportes públicos e administração, hoje é Secretário Municipal de Habitação e Transporte na Cidade de Botucatu.

 

Veja nossa galeria de fotos abaixo:

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment