Aprendizes conhecem histórias do Mirante

As histórias e lendas que permeiam o Parque do Mirante fizeram parte da atividade que os aprendizes do Instituto Formar participaram na manhã desta quarta, dia 23.
 
O Projeto “Mirando nossas águas” do Núcleo de Educação Ambiental de Piracicaba (NEA) tem como objetivo propagar a história do rio Piracicaba, os ancestrais que habitaram o lugar e a rica flora com árvores de até 500 anos de existência.
 
Em visita monitorada, os aprendizes percorreram a trilha – aberta ao público – que dá acesso às muitas histórias encravadas pelo caminho. Além da formação do rio para a cidade, os aprendizes tiveram conhecimento sobre curiosidades que ainda existem no local. 
 
Árvores como a Figueira-Mata-Pau de 300 anos, o Jequitibá de 500 anos e a Tamboril, espécie símbolo de Piracicaba que, nos primórdios era um tipo de árvore em abundância na beira do rio Piracicaba. De acordo com a monitora, Rafaela Prando, atualmente no espaço há apenas um exemplar da espécie, devido à exploração feita por colonizadores e índios na cidade que utilizavam-a para construir canoas e embarcações para navegarem no rio.
 
No passeio educativo, os aprendizes souberam um pouco mais sobre o Engenho Central, antiga fábrica Boyes, símbolos da cidade como o Véu da Noiva e outras curiosidades fascinantes.
 
Pela primeira vez em visita ao Mirante, a adolescente Nathalia Rodrigues achou as histórias muito interessantes. “Gostei muito de conhecer esse ponto turístico e a lenda da Noiva da Colina foi muito marcante para mim”, diz.
 
“Achei curiosa a história do Jequitibá tão antigo e também da árvore que os índios se comunicavam por ela. Foi minha primeira vez aqui e pretendo convidar minha família para vir”, disse a aprendiz Sara de Souza.
 
A turma acompanhou também uma explanação sobre a importância da preservação dos rios, das nascentes e os afluentes do rio Piracicaba, seu percurso e também a relevância do trabalho pela preservação das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. 
 
Cobertura de fotos:
 
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881) 
Telefone: (19) 3402-5573 
 

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment